Descrição enviada pela equipe de projeto. Sille é uma vila situada a 8 km a noroeste do centro da cidade de Konya, com uma população de aproximadamente 4.000 habitantes. Sua história remonta à era Neolítica e ao longo dos séculos testemunhou domínios de civilizações como a Romana, Bizantina, Seljúcida e Otomana. No final do século XX, Sille era uma cidade próspera, com cerca de 18.000 habitantes, metade dos quais não muçulmanos, principalmente de origem grega e otomana.
Mapas e fotos históricas revelam cerca de sessenta igrejas, além de locais privados de culto e capelas em residências. No entanto, Sille quase foi abandonada durante a troca populacional de 1923. À medida que casas, hans (estalagens) e igrejas foram deixados para trás, o patrimônio arquitetônico e cultural gradualmente se deteriorou ao longo do tempo. O que era um vale repleto de pequenas construções de pedra e madeira em ambos os lados agora está parcialmente desenvolvido, principalmente no lado leste.
A Escola Primária de Sille segue o layout de um antigo han, oferecendo uma reconstrução informal. Situada em terreno inclinado ao longo da margem leste do riacho que atravessa o vale, o edifício principal tem uma estrutura em forma de U, com um pátio no centro. O bloco de dois andares fica na parte inclinada do terreno, enquanto as alas de um único andar ficam voltadas para o pátio. Ao norte da escola, há uma estrutura que aproveita a diferença de elevação do terreno. Essa adição de um único andar cria espaços abertos alternativos: um pátio frontal, um quintal e um terraço verde.
As paredes simples e sólidas da escola, feitas de pedra, contrastam com a estrutura flexível de madeira. Divisórias tradicionais de madeira delimitam espaços de diferentes tamanhos, que abrigam salas de aula, escritórios e salões multiuso. As janelas em sequência do antigo han iluminam diferentes áreas dentro da escola.
Uma arcada de madeira envolve o pátio em forma de U num padrão zigue-zague, oferecendo aos alunos uma área de descanso e um espaço de preparação. Armários ocultos dentro das paredes e bancos ao longo da fachada transformam o corredor em uma área multifuncional. A madeira serve tanto como estrutura e revestimento, quanto como mobiliário. O exterior robusto de pedra do prédio dá lugar a um interior flexível e acolhedor de madeira.
A escola possui duas entradas: uma ao nível da rua e outra ao nível do riacho. A entrada principal, voltada para o riacho, dá acesso ao pátio ou área cerimonial, enquanto a entrada secundária, ao nível da rua, é principalmente utilizada pela pré-escola e pela administração. Além disso, o salão multiuso, utilizado para atividades educacionais, culturais e artísticas, é acessado por essa entrada. O edifício funciona como uma ponte entre a rua e o riacho, unindo os dois lados do vale.
A Escola Primária de Sille, com sua expressão tectônica e foco na educação pública, visa revitalizar o tecido local que está desaparecendo. Projetada em torno de um edifício histórico, ela busca estabelecer uma conexão entre o passado e o presente. Localizada dentro de uma estalagem de pedra e madeira com séculos de idade, a escola emprega tanto técnicas tradicionais quanto contemporâneas. Uma série de compromissos foi feita para garantir a preservação do patrimônio local para as futuras gerações.